terça-feira, 18 de agosto de 2015

Crítico




Antônio Barros de Castro (1938-2011), grande mestre, ensinou-me o método para escrever resenhas, que transmito para meus alunos até hoje, em quatro passos:
Primeirocontextualize o livro dentro de algum debate, mostrando qual é o “estado-da-arte”;
Segundoresuma o que diz o(s) autor(es) em suas próprias palavras, sem nenhum adjetivo;
Terceiroconfronte a segunda parte com a primeira, isto é, mostre o que o autor avançou em relação ao debate;
Quarto e último, conclua dizendo o que poderia ter avançado e não o fez, ou seja, apresentando sua (autor da resenha) contribuição original ao debate. Só!
Escrever resenhas será tarefa básica no curso Economia no Cinema. Há muito tempo, realizei pesquisa na web a respeito desse tema – como escrever resenhas – e a encontrei em post de André Augusto Gazola, formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, e fundador do blog Lendo.org. Irei editar o que copiei, transformando-o com minha experiência pessoal, portanto, apelarei para o Creative Commons!
Todo mundo está acostumado a ler várias resenhas toda semana, mas afinal, o que é e o que precisamos saber para escrever texto desse tipo?
Como gênero textual, resenha nada mais é do que texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre determinado fato cultural, que pode ser livro, filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.
Como síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Tipos de Resenha
Até agora, falamos sobre as resenhas de forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pelapadronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em
  1. resenha crítica,
  2. resenha descritiva e
  3. resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigoque você vai resenhar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendocomparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há limite estabelecido. Dê liberdade ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilizeelementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na rendaetc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha, no caso, você. Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
  8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nomee fala algo como “Estudante do Curso de IE-UNICAMP”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião do resenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham assunto (tema) em comum. Os passos são mais simples:
  1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
  2. Resuma os textosUtilize um parágrafo para cada texto, diga logo no inícioquem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
  3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinare tentar chegar à conclusão sobre o tema tratado;
  4. Mostre as fontes: Coloque as Referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
  5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e breve descrição do tipo “Estudante do IE-UNICAMP”.
Conclusão
Fazer resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer o livro mofar nas prateleiras ou transformar filme em verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em tempo relativamente pequeno.

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